1 Milhão de reais ainda é muito pouco para alguém achar que é rico, entenda

Tempo de leitura: 4 minutos

Para ser rico você precisará de muito mais do que isso, acredite

Introdução

Muito provavelmente você deve estar achando que eu sou louco ao falar que 1 milhão de reais é pouco para alguém se considerar rico. Não sei quanto você ganha, mas menos de 1% da população brasileira é milionária. Então tenho mais de 99% de chance de estar falando com um não milionário.

Prometo que, ao final deste artigo, você terá a mesma visão que eu.

Quando falo de milionário ou milionária estou falando sobre dinheiro e não sobre mentalidade como em outros textos. Estou falando de possuir R$ 1.000.000,00, seja investido, seja em forma de patrimônio.

Por que 1 milhão é pouco?

É pouco porque não deixa ninguém rico. Seu status pode até ser o de milionário, mas isso não o define como rico. Pense bem o que você faria se ganhasse hoje 1 milhão de reais?

A grande maioria das pessoas já pensaria, logicamente, em gastar essa quantia ou quase a totalidade dela.

Porém, para que esse dinheiro lhe agregue algum valor financeiramente falando, seria preciso, em um primeiro momento, não gastar nada. Isso mesmo, não gastar nada. A não ser em cursos e graduações que elevem o seu nível de conhecimento.

Para sermos ricos de verdade precisamos de uma base sólida ou então a pirâmide não se sustenta. Veja a imagem abaixo para entender melhor.

rico x pobre

Percebeu que a pirâmide da esquerda (mentalidade pobre) não se sustentaria por não possuir uma base sólida.

Vejo muita gente se preocupando em ganhar dinheiro, mas ao mesmo tempo vejo essas pessoas não sabendo administrar sequer o que ganham. Imagina 1 milhão de reais!!!

Quem é fiel no pouco é fiel no muito, ou seja, se você sabe administrar 1 real, você sabe administrar 1 milhão. Já mostrei aqui como investir com 30 reais e também com apenas 1 real. Ou seja, deixar de investir porque acredita que tem pouco dinheiro é um sintoma de pessoas que ainda não aprenderam a administrar o seu dinheiro.

Tem 30 reais? Administre-o! Só tem 1 real? Administre-o!

Esperar ter muito dinheiro para começar a administra-lo é igual esperar ficar magro para se manter na dieta. É causa e consequência, se você fizer uma dieta a consequência será emagrecer, se você administrar o seu dinheiro, a consequência será você começar a ficar rico, mas a grande maioria das pessoas ainda é muito cética com relação a ficar rico e ganhar dinheiro.

E se eu comprar uma Ferrari?

Se comprar uma Ferrari, se comprar uma casa para morar ou se comprar qualquer outro bem de consumo, você só ficará mais pobre. Verá seu dinheiro diminuir aos poucos. Coisas não te deixam rico, assim como o status também não te deixará rico.

A única coisa que pode te deixar rico é a sua mentalidade. Agora perceba que sua mentalidade independe de dinheiro. Dinheiro é consequência de atitudes e atitudes são consequências de mentalidade.

Não é difícil perceber como nossos pensamentos moldam a nossa quantidade de dinheiro. Isso explica porque a maioria dos ganhadores de loteria voltam às suas origens financeiramente falando.

Tudo aquilo que a pessoa viveu formam os pensamentos dela sobre dinheiro. Seus pensamentos geram atitudes e suas atitudes geram resultados. Se lá atrás o pensamento já começa errado, tudo que vier pela frente vai estar errado e, sabe o que é pior? – a pessoa nem irá saber o que está errado, pois ela já pensa assim e já está moldada assim há muito tempo.

Quer saber mais sobre mentalidade rica versus mentalidade pobre? Veja aqui um resumo de “Os Segredos da Mente Milionária”, best-seller de T. Harv Eker, um dos melhores e mais aclamados livros de Finanças e Comportamento.

E se eu quiser ter minha liberdade financeira, ainda assim é pouco?

Sim! Quando alguém acredita que alcançou a liberdade financeira, boa parte do dinheiro estará aplicado em renda fixa. Uma porcentagem média de rendimento da renda fixa gira em torno de 0,7% ao mês. Ou seja, 0,7% de 1 milhão é R$ 7.000,00 reais. Isso sem contar os impostos e a famigerada inflação.

Definitivamente 1 milhão de reais não é muito para quem quer ser independente financeiramente.

Porém, existe uma frase que diz que “riqueza é ausência de necessidades”. E eu acredito fielmente que essa seja uma das melhores definições de riqueza. Se você pensar assim, ser rico só vai depender de você, bastará apenas que você diminua suas necessidades e viva com menos do que ganha. Esse é o único jeito de alguém que tem menos de 1 milhão de reais ser rico.

 

Gostou? Veja também “3 Conselhos que eu gostaria de ter recebido quando quis começar a Investir”.