3 Tipos de reserva financeira

3 Tipos de reserva financeira

Tempo de leitura: 2 minutos

E porquê eu te aconselho a ter esses 3 tipos de reserva financeira

Introdução

Se eu pudesse colocar aqui uma palavra que fosse sinônimo para a frase “estar preparado no mundo dos investimentos”, eu diria que essa palavra é “reserva” e, mas especificamente, reserva financeira.

Uma reserva pode, por exemplo, te livrar de furadas ou te dar a chance de aproveitar oportunidades que eventualmente surgem.

E, pensando nisso, existem, basicamente, 3 tipos de reservas financeiras a que devemos nos atentar. A principal reserva financeira que é inegociável, ou seja, que você deve ter, é a Reserva de Emergência. As outras duas reservas financeiras comentadas aqui são a Reserva de Valor e a Reserva de Oportunidade.

Entenda cada uma delas!

Reserva de Emergência 🚨

É uma reserva financeira para emergências de fato. Uma doença que acarrete gastos, uma perda de emprego, entre outras situações parecidas, todas constituem casos onde é mais do que necessário ter uma reserva financeira.

Cuidar de algo que tem valor para nós mesmos é essencial e acredito fielmente que isso deva ser um hábito. Porém, nem sempre será possível ter tanto cuidado. Cuide, não deu, muita calma, você ainda tem um reserva. Logicamente estou falando de coisas que tenham relação direta ou indiretamente com dinheiro.

Agora me responda: por quanto tempo você conseguiria manter o seu padrão atual de vida se deixasse de receber o seu ganho mensal?

A sua resposta deve ter como base a sua Reserva de Emergência.

Exemplos de investimentos para Reserva de Emergência:

Reserva de Valor 💰

Tem a finalidade de buscar ativos seguros que, mesmo em tempos de crise, possam não se desvalorizar ou até mesmo vir a se valorizar.

A função da Reserva de Valor, basicamente, refere-se à capacidade que certos ativos possuem de preservar o seu poder de compra com o passar do tempo.

Exemplos de ativos que podem ser utilizados como Reserva de Valor:

  • Ouro
  • Prata
  • Moeda forte (Dólar, Euro).

Reserva de Oportunidade 🎯

É uma reserva financeira com o objetivo de esperar uma grande oportunidade no mercado. Pode ficar investida em ativos líquidos na Renda Fixa para que, quando surgir uma boa oportunidade, seja utilizada.

Assim como muitas pessoas, você pode pensar ser um desperdício deixar este dinheiro “parado”. Só que não! É possível se aproveitar dos momentos de pânico geral do mercado para comprar boas Ações (baixe gratuitamente um ebook completo sobre Ações), por exemplo, a preços bem descontados, compensando assim o dinheiro que ficou “parado”.

Você pode usar os mesmos investimentos da Reserva de Emergência para a Reserva de Oportunidade, tendo em vista que a liquidez é a parte mais importante nesses dois tipos de reserva financeira.

Conclusão

Percebeu como, no mercado financeiro, é importante estar preparado?! Preparado para emergências (Reserva de Emergência), preparado para crises (Reserva de Valor) e preparado para oportunidades (Reserva de Oportunidade). Só assim é possível manter uma carteira de investimentos vencedora no longo prazo.