Tempo de leitura: 5 minutos
Ferramentas práticas e mais do que úteis
Introdução
Quem disse para você que investir é complicado mentiu. Investir é simples!
Em quatro simples passos já é possível fazer um investimento. Você abre conta em uma corretora, transfere o dinheiro, escolhe onde investir e investe. Se está em dúvida de onde vai colocar seu dinheiro, significa que talvez você precise de um pouco mais de conhecimento, mas não tanto.
E aí basta investir no Tesouro Selic que é a modalidade mais conservadora do Tesouro, já falei isso várias vezes aqui no Dicas Financeiras. Com isso você aprende como funciona um título do Tesouro.
Viu?! Bastante simples. Com menos de R$ 100,00 você já está investindo no Tesouro Selic.
Porém, para dar um passo a mais, é necessário estar, além de atento as oportunidades, atento a ferramentas que nos auxiliam e facilitam nossa vida.
Quero te mostrar as principais ferramentas gratuitas que você, como investidor, pode utilizar para facilitar o seu caminho no mundo dos investimentos.
Elas passam por assuntos como segurança na hora de investir, tesouro direto e até ações.
Eu, particularmente, utilizo todas essas que vou lhe mostrar!
Agora acompanhe!
1. FGC ou Fundo Garantidor de Crédito
- O FGC é uma instituição não financeira com o objetivo de assegurar o investidor em casos como liquidação extrajudicial de instituições financeiras.
- De forma resumida podemos dizer que caso seus investimentos estejam em instituições associadas ao FGC e estas venham a falência, você terá seus investimentos de volta acrescidos do lucro até a data de decretação da falência. Ou seja, seu dinheiro está mais do que garantido.
- O Fundo não possui, logicamente, dinheiro para cobrir falência de todas as instituições associadas ao mesmo tempo, porém, logicamente também, são poucas as que vão a falência assim. E, antes de falir, você muito provavelmente já estará sabendo de algo que esteja comprometendo o futuro da instituição. Principalmente se você utilizar a próxima ferramenta.
- Já foi necessária a utilização do Fundo em algumas poucas vezes.
- Caso queira saber mais sobre o FGC acesse aqui.
2. Banco Data
- Entre aqui no site do Banco Data e tenha acesso aos relatórios e balanços das instituições financeiras. Veja dados como patrimônio líquido, lucro/prejuízo nos balanços e vários outros índices que lhe ajudarão a decidir se deve ou não investir em um banco que ofereça um excelente rendimento.
- Lembre-se que risco e rentabilidade são inversamente proporcionais. Você terá mais certeza ainda disso quando, costumeiramente, utilizar o Banco Data.
- Utilize o Banco Data para saber como “anda das pernas” o banco ou corretora que você quer utilizar para seus investimentos.
3. Vérios comparação de Fundos
- Fundos de Investimentos são uma excelente forma de diversificação. Já dizia o ditado: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”.
- Apesar de rentabilidade passada não ser sinônimo de rentabilidade futura, a comparação do histórico de rentabilidade é um importante indicador para se decidir entre o fundo A e o fundo B.
- Entre aqui e acesse a melhor ferramenta de comparação de fundos.
4. Gráficos do Tesouro Direto
- Talvez você já tenha ouvido falar em especulação no Tesouro Direto. Esta forma de investir no tesouro não é a ideal, porém, às vezes, é necessário acompanhar o gráfico e realizar uma venda de título com um pouco mais de lucro especulando.
- Eu sempre te aconselharia a deixar o seu dinheiro investido até a data de vencimento. A exceção do Tesouro Selic, todos os demais títulos do Tesouro sofrem a Marcação a Mercado (acesse o artigo “Aprenda, de uma vez por todas, a investir no Tesouro Direto” para saber o que é Marcação a Mercado). Isso faz com que o dinheiro investido possa render mais ou menos do que o estipulado, mas calma, se você deixar o dinheiro investido até o vencimento ele renderá o acordado. Por isso é possível especular no Tesouro Direto. Caso esteja precisando do seu dinheiro antes do prazo de vencimento, esta ferramenta poderá te indicar o momento ideal para a venda.
- Acesse aqui.
5. Aplicativo Renda Fixa
- O aplicativo Renda Fixa permite que você tenha acesso aos investimentos de Renda Fixa ordenados por rentabilidade. Por esse motivo é uma das melhores formas de decidir aonde investir.
- É possível fazer o acompanhamento de sua carteira de investimentos em Renda Fixa através do app.
- Utilize também para acompanhamento de taxas como SELIC, CDI, IPCA e IGPM, tanto valores mensais, atuais, acumulados e anualizados.
- Possui ainda um chat para bate-papo e outras excelentes funcionalidades.
6. Fundamentus
- Site que tem por objetivo acompanhar os dados e os principais indicadores fundamentalistas e financeiros das empresas.
- Permite comparação de empresas por setores e subsetores de atuação.
- Ferramenta perfeita para o investidor de longo prazo da Bolsa de Valores.
- Acesse aqui o site.
7. GuiaInvest
- É a rede social dos investidores em ações.
- Possui ferramentas tanto para quem utiliza a Análise Técnica tanto para quem utiliza a Análise Fundamentalista.
- O GuiaInvest, além de possuir um blog com artigos excelentes (acesse aqui), possui uma comunidade de investidores. E para participar basta entrar no site aqui e criar a sua conta grátis.
- Lá você encontrará um feed de atividades parecido com o do Facebook, porém com comentários e dicas de investidores em ações.
- Encontrará também ranking de dividendos e gráficos atualizados, além de receber um Boletim Diário por e-mail com as principais notícias que movimentaram o mercado financeiro e com as maiores altas e baixas da Ibovespa.
- O GuiaInvest possui também a versão paga, o GuiaInvest Pro, que conta com diversos materiais educativos além de outras funcionalidades que você não encontra na versão gratuita.
- Para saber mais sobre esta ferramenta acesse aqui e veja um artigo completo do Clube dos Poupadores.
Conclusão
Todas as ferramentas aqui apresentadas são práticas e de extrema importância para todos nós investidores.
Saiba aproveitar o que a internet lhe proporciona.
Espero que este artigo tenha te estimulado a investir com mais inteligência e a aproveitar o que nos é oferecido gratuitamente.