Como investir o seu dinheiro da maneira correta

Como investir o seu dinheiro da maneira correta

Tempo de leitura: 6 minutos

Mais do que uma possibilidade de ganhar mais dinheiro, investir é uma forma de valorizar suas finanças e planejar seu futuro

Introdução

Como investir dinheiro da maneira correta ainda é a dúvida de muita, muita gente!

Primeiro de tudo, não adianta viver só o presente e não se preocupar com o amanhã, pois ele sempre vem e a conta pode ser alta quando chegar. Ter investimentos é uma forma de se preparar para o futuro e ter a possibilidade de escolher trabalhar não por obrigação, e sim por escolha. Sim, você pode pensar em investimentos como uma alternativa para a sua independência financeira.

Ter uma casa no campo ou na praia depois de passar por todo o trânsito e poluição das grandes cidades, curtir uma aposentadoria tranquila, mudar de carreira ou mesmo empreender não é impossível se você começar a se planejar hoje. Mantenha-se firme na direção, no foco, não se distraindo no meio do caminho.

Certamente as pessoas sabem que precisam poupar e investir para garantir o seu futuro financeiro. Mas as compras impulsivas, a falta de preocupação com os pequenos gastos e a dificuldade de contar com sobras no final do mês costumam fazer com que as pessoas procrastinem a possibilidade de começar a investir.

Para começar a investir da maneira correta, é preciso saber o que deseja conquistar com esse investimento. Mais uma vez, cito aqui a importância dos sonhos.

9 maneiras de como investir dinheiro da maneira correta

1 – Investir em conhecimento

Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros

Não há maior rendimento do que a busca pelo conhecimento. Separe algumas horas do seu dia para estudar mais sobre investimentos. Hoje a internet possibilita o acesso a diversos formatos de conteúdo de extrema qualidade. E tudo de graça.

Você pode estudar através de blogs como o meu, palestras, cursos, ler bons livros… enfim, você pode buscar conhecimento de diversas formas.

Vou mais longe, investir na educação é tão importante, que você não precisa descartar a possibilidade de fazer um empréstimo para se especializar no seu conhecimento. Com certeza, esse dinheiro investido te trará retorno.

Mas cuidado, estamos falando de empréstimos para a sua formação educacional, pois assim você aumentará o seu valor de mercado. Estamos claros?

2 – Comece a investir devagar

Simule investimentos nos sites das corretoras. Sinta como é fazer um investimento, sem precisar começar de fato. Comece com pouco dinheiro (valores como R$ 1 ou R$ 30) em um produto de baixo risco. Existem sites que você pode fazer simulações e escolher aplicações que te deixe mais seguro.

3 – Peça ajuda de pessoas experientes

Quando digo peça ajuda, é de pessoas que já adquiriram sucesso nesse ramo de investimento e não pedir conselho de pessoas que “acham” que sabem investir porque ouviu falar ou fez isso uma vez na vida (às vezes essa única tentativa deu errado). Cuidado com conselhos de amigos.

4 – Não espere ter todo o conhecimento para começar

Ah, muitas pessoas procrastinam aguardando o momento certo de começar a investir. Não faça isso! A teoria é tão importante quanto a prática. Comece com as condições que tem hoje!

Melhor feito do que perfeito

Comece com um valor baixo para se sentir seguro. E assim você vai melhorando gradativamente.

Tem medo de perder o seu dinheiro? Conheça o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

5 – Invista gradualmente

É importante entender o seu perfil de investidor. Se você tem muito medo, opte por investimentos mais conservadores, no qual o risco é menor, como é o caso dos títulos públicos do Tesouro Direto. Comece com pouco, mas comece!

Muitas pessoas começam com investimentos como bolsa de valores sem conhecimento nenhum e o que acontece? Perdem dinheiro, causando muitas vezes “um trauma” quando se trata de investimentos. Então dedique-se, mergulhe nesse universo para fazer boas escolhas. Depende de você!

6 – Tenha metas de curto, médio e longo prazo

Mesmo que você tenha pouco dinheiro, você pode investir sim! Tenha suas metas de curto, médio e longo prazo bem definidas e no papel, não pode ficar somente no campo da imaginação. Defina sua meta para o ano de 2019, para 5 anos e para acima de 10 anos. Não adianta só pensar. E não esqueça de colocar no papel, pois quem não coloca no papel, não absorve, quem não absorve, não alcança metas. Simples assim. Pode ser um celular, uma viagem, um carro ou uma casa. Sonhe, mas tenha o sonho escrito no papel.

7 – Controle financeiro

Se você disser que hoje você não tem dinheiro para investir, é porque você está vivendo fora do seu padrão de vida, fora da sua realidade. Pode doer, mas é preciso você levar esse choque para mudar a realidade que você vive hoje, pois o seu amanhã depende das suas atitudes e escolhas de hoje!

Sente e analise o seu orçamento, faça cortes, faça escolhas bem planejadas. Pode ter certeza que ao olhar o seu orçamento, você conseguirá fazer cortes. Com o que você conseguiu poupar, você conseguirá começar uma nova fase na sua vida. Saia da posição de gastador e venha para a posição de investidor.

8 – Mudança de hábitos

Hoje fala-se muito de minimalismo. Estou trazendo a reflexão. Muitos consideram o extremo, outros consideram libertador. Mas o que quero trazer à reflexão é: eu preciso de tudo que tenho e que faço hoje? E se eu abrir mão de algumas coisas?

Se não tomarmos cuidado, nos tornamos reféns de uma vida de consumo onde ter é o mais importante que o ser! O que realmente é mais importante para você? E o que você pode abrir mão hoje para ter amanhã?

9 – Planejamento financeiro

Por fim, sem um bom planejamento, você não conseguirá ter bons resultados. Ter todas as suas entradas e saídas anotadas te dará um norte.

Aqui no blog eu falo sobre 3 métodos de planejamento financeiro pessoal. Recomendo a leitura. No início, tudo parece ser mais difícil. Mas com o passar do tempo, com disciplina, fazendo todos os dias o que deve ser feito, isso se tornará um hábito e eu te garanto que será mais fácil. É assim com tudo na vida.

Conclusão

Agora, de nada adianta eu te dar todos esses passos, todas as 9 dicas para você investir dinheiro da maneira correta, se se você não colocar em prática.

Lembre-se, em finanças, a teoria é tão importante quanto a prática!

Espero que esse artigo tenha sido muito útil para você. E se foi, vou pedir para você compartilhar com mais pessoas que tenham o interesse de investir dinheiro da maneira correta.

Leia também “Os 5 passos que eu sigo para fazer meus investimentos em Renda Fixa”.

Anúncios