Como investir no Tesouro Direto

Como investir no Tesouro Direto

Tempo de leitura: 6 minutos

O Tesouro Direto é, muitas vezes, a porta de entrada dos investidores

Introdução

O Tesouro Direto tem sido a opção de investimento preferida de grande parte das pessoas no momento atual. Isso acontece porque esse é um investimento que pode ser considerado seguro e rentável. É ideal para quem ainda não tem muita experiência neste sentido.

Conheça neste artigo tudo que você precisa para saber como investir no Tesouro Direto.

Confira!

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa de investimentos criado pelo Tesouro Nacional no ano de 2002.

Esse programa tem por objetivo fazer com que o acesso ao investimento seja popularizado, e que, desta forma se torne possível que pessoas físicas realizem a compra de títulos da dívida pública através da internet.

Para pessoas que estão tentando ingressar agora no mundo dos investimentos, o Tesouro Direto é uma opção que pode ser considerada segura e rentável.

A segurança desse tipo de investimento advém do fato de que os títulos da dívida pública que são negociados neste programa, são um ativo com risco bastante baixo.

Desta forma, esse investimento se torna uma alternativa interessante para quem não tem muito dinheiro disponível para realizar um investimento. Consequentemente é bom para quem não conhece muito sobre o assunto.

Os Títulos Públicos podem ser definidos como ativos de renda fixa que são comercializados pelo governo para captar recursos para o pagamento da dívida pública nacional. Eles também servem para arrecadação de fundos para o financiamento das ações do Governo.

Vantagens e desvantagens do Tesouro Direto

Qualquer tipo de investimento possui vantagens e desvantagens, e com o Tesouro Direto isso não é diferente. Confira os alguns pontos positivos e negativos deste investimento:

  • Facilidade – É relativamente simples investir na compra de títulos da dívida pública, tudo que você precisa é de uma conexão com a internet e uma conta em uma instituição financeira.
  • Baixo risco – Como já dissemos, esse é um investimento de baixo risco, uma vez que é emitido pelo governo, desta forma, o repasse é garantido.
  • Rentabilidade – A rentabilidade do investimento no Tesouro Direto é de aproximadamente 100% da CDI.
  • Alta Liquidez – A liquidez desse investimento pode ser considerada diária, já que é possível fazer o resgate a qualquer momento desejado. Em casos assim, o próprio governo é quem compra os títulos de volta. Desta forma, este é um bom investimento para quem deseja formar um fundo de reservas para emergências, por exemplo.
  • Acessibilidade – Iniciar esse investimento é acessível a praticamente qualquer faixa de renda, uma vez que o investimento inicial mínimo é de apenas 30 reais.
  • Taxas e tributos – Considerando todas as vantagens apontadas acima, a maior desvantagem do investimento no Tesouro Direto pode ser considerada o seu custo, que dependendo do montante investido e do prazo de resgate, pode comprometer bastante a sua lucratividade.

Canais para aplicação

Os canais para fazer sua aplicação são:

  1. O site do Tesouro Direto: no próprio site do programa você pode realizar a compra, a venda, a programação do investimento, a consulta de seu extrato, e todas as demais transações relacionadas a aplicação.
  2. O site da sua instituição financeira: as instituições financeiras habilitadas possuem uma integração entre os seus domínios na internet, e o site do programa, desta forma, é possível realizar todas as transações da sua aplicação através do mesmo.
  3. Através da sua instituição financeira: é possível autorizar que a instituição financeira a qual você está vinculado processe toda a aplicação para você.

Como investir no Tesouro Direto – Passo a Passo

tesouro direto

Acompanhe abaixo um passo a passo para iniciar seus investimentos no Tesouro Direto:

  1. É necessário que o seu CPF esteja em situação regular, e que você possua uma conta corrente vinculada a alguma instituição financeira;
  2. Então, você deve escolher a instituição financeira (banco ou corretora), que será o seu agente de custódia, e servirá como intermediário em suas transações. Fique atento para as taxas na hora de escolher seu agente de custódia;
  3. Entre em contato com a instituição financeira que você escolheu para ser seu agente de custódia, e providencie o seu cadastro junto a mesma. É necessário que você entregue a documentação exigida pela mesma, para que ela possa abrir a conta e operar a sua aplicação;
  4. Então você vai receber a sua senha provisória da B3 (antiga BM&FBovespa), que administra as aplicações no Tesouro Direto, e desta forma você vai poder acessar a área restrita do site do programa, onde todas as transações poderão ser realizadas;
  5. Assim que acessar o site, substitua a senha provisória por uma nova, que apenas você conheça. Utilize de 8 a 16 caracteres, com letras, números e caracteres especiais, para que a sua senha seja segura;
  6. A partir deste momento, você já se tornou um investidor habilitado, e já pode começar a realizar as transações que desejar no site do programa;
  7. Escolha o título adequado para você para começar a investir. O aplicativo renda fixa disponibilizar os títulos gratuitamente, que contém as informações que você precisa para realizar essa escolha, confira antes de realizar suas transações.

Horário de Funcionamento

O site do programa está disponível durante os 7 dias da semana, 24 horas por dia, para que você possa realizar consultas sobre a sua aplicação.

De segunda a sexta, em horário comercial, é possível realizar transações, e os preços e taxas aplicáveis são os do momento da transação realizada.

Fora desses dias e do horário comercial, como nos finais de semana e feriados, as taxas e preços servem apenas como referência, e para qualquer transação realizada será aplicada a taxa do momento de abertura do mercado no primeiro dia útil posterior.

É importante lembrar que de segunda a sexta, entre 5h e 9h30, o sistema se mantém fechado para a manutenção.

Agora que você já sabe os principais detalhes sobre o investimento no Tesouro Direto, já pode iniciar seus planos de se tornar um investidor com a segurança e rentabilidade que essa aplicação oferece.

Se esse artigo foi útil para você, continue acompanhando as dicas do nosso blog!

Se ainda lhe restou algumas dúvidas, lhe convido a baixar gratuitamente o ebook sobre Tesouro Direto.

Ebook gratuito – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TESOURO DIRETO

Tem R$ 1 para investir? Confira como investir com apenas R$ 1!

Anúncios