5 valiosas Dicas Financeiras do mestre Warren Buffett

Tempo de leitura: 3 minutos

Deixar de segui-las é um grande pecado financeiro

Introdução

Warren Buffett é um dos maiores investidores que esse mundo já viu, talvez até o maior. Buffett teve como mestre Benjamin Graham, um influente economista e investidor americano. Graham é considerado o precursor da estratégia buy and hold de investimento em ações, que foi seguida e aprimorada por Buffett.

Além de Graham, Fisher foi outro investidor que influenciou as abordagens de Buffett. Para Fisher, comprar uma empresa barata não era tudo. Fisher acreditava que os investidores deveriam comprar papéis de grandes empresas, empresas líderes no setor, com alguma vantagem competitiva durável.

Nas palavras de Buffett:

Eu sou 15% Fisher e 85% Benjamin Graham.

Confira agora 5 dicas financeiras de Buffett.

SOBRE GANHOS: “Nunca dependa de uma única renda. Faça investimentos para criar uma segunda fonte”

O velho ditado diz que ”Quem tem um não tem nenhum” e eu complemento dizendo que “Quem tem dois tem um” e assim por diante. Logo você deve ter, no mínimo, duas fontes de renda.

Sua segunda fonte de renda pode ser através de investimentos. Aprenda a investir de modo consistente a ponto de que isso se torne em hábito e, consequentemente, uma fonte segura de renda. Caso venha a acontecer imprevistos na sua fonte primária de renda (não necessariamente perda de emprego) você ainda conta com outra. Caso tenha três fontes de renda e venha a perder alguma ainda lhe sobram duas outras e assim por diante.

SOBRE GASTOS: “Se você comprar coisas que você não precisa, logo você terá que vender coisas que você precisa”

Nessa frase temos dois possíveis alvos: aquelas pessoas que vivem de status e aparência e aquelas pessoas que gastam o dinheiro de forma desmedida. Ambos não conseguem entender o valor do dinheiro e o desperdiçam. Coisas não te deixam rico, dinheiro sim. E dinheiro gera mais dinheiro, portanto pare de jogar dinheiro fora com coisas que não agregam nada em sua vida.

SOBRE ECONOMIA: “Não economize o que resta de seus gastos, mas gaste o que sobra de suas economias”

O famoso “pague-se primeiro”. Quando você espera sobrar algum dinheiro para investir dificilmente sobra não é mesmo?! Isso acontece com quase todo mundo. Por isso pague-se primeiro, junte suas economias assim que receber o seu salário, invista assim que o receber e depois pague suas contas.

O medo de não sobrar dinheiro no final do mês paralisa muita gente. Mas acredite: vai sobrar! Nem que você comece investindo pouco: R$ 1,00 ou R$ 30,00. No final você já estará investindo mais de 10% do seu salário no mesmo dia em que recebe. Te digo que isso é bastante gratificante!

SOBRE CORRER RISCOS: “Nunca teste a profundidade do rio com os dois pés”

Descobriu uma oportunidade de investir ou de empreender? Vá com calma! Não coloque todo o seu dinheiro lá. Teste a profundidade do rio, mas apenas com um pé. Você não quer se afogar não é mesmo?! Correr risco pode ser muito bom, mas desde que seja controlado. E o controle na maioria das vezes vem do conhecimento.

SOBRE INVESTIMENTOS: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”

Aprendeu a investir?! Lembre-se de diversificar. Não existe um melhor investimento, por isso que não colocamos todo nosso dinheiro em um único investimento.

Conclusão

Aprendeu com o mestre? Viu como não existem segredos para lidar com o dinheiro?! Seguindo essas dicas com consistência e disciplina qualquer um pode ser bem sucedido financeiramente.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários aqui embaixo!

E se você gostou deste artigo irá gostar também de “6 Hábitos mais do que necessários para uma vida financeira saudável”.

Anúncios