Fiz um investimento arriscado em Renda Fixa

Fiz um investimento arriscado em Renda Fixa

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabia que também é possível encontrar investimento arriscado na Renda Fixa?

Introdução

Primeiro de tudo, é preciso entender que um investimento arriscado possui uma chance maior de render mais. Por isso que, certamente, arriscado mesmo é não saber o que está fazendo.

Pois bem, certa vez um amigo veio me pedir dicas para investir melhor. Eu falei pra ele como eu investia na renda fixa. Basicamente eu sigo os 5 passos descritos neste artigo aqui.

Os 5 passos que eu sigo para fazer meus investimentos em Renda Fixa

Disse a ele que eu não investia nos CDB’s do Banco A e do Banco B. Qual foi a reação dele? De espanto! E ainda falou que quase tudo que tinha economizado tinha sido colocado justamente nos CDB’s dos Bancos A e B. Você deve estar se perguntando que bancos são esses não é mesmo? Por que não investir neles se o investimento em renda fixa é seguro e ainda conta com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos)?

Então vamos lá!

Como identificar um CDB ruim?

Um Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título emitido por bancos. Resumidamente o banco está pegando dinheiro emprestado do investidor e pagando, por isso, uma remuneração já fixada antes do investimento.

Saiba mais sobre o CDB

Quanto mais seguro é um banco, consequentemente, mais seguro será o CDB emitido por ele. Por essa razão que os CDB’s de bancos grandes como Itaú, Santander e Bradesco pagam míseros 80% do CDI, enquanto outros bancos menores, porém bastante seguros ainda, pagam de 100% pra cima.

Veja a imagem abaixo retirada do aplicativo Renda Fixa, onde o CDB mais rentável que aparecia no dia da pesquisa era esse.

Imagem retirada do aplicativo Renda Fixa

Para identificar um CDB ruim é necessário avaliar o balanço da instituição emissora. Para isso podemos utilizar sites como o Banco Data. Ao acessá-lo digite o nome do banco e abra o balanço. Lá será possível ver os dados do banco selecionado. O próprio site já é auto elucidativo. Aparecerá o Índice de Basileia e o Índice de Mobilização do banco. Verifique se eles estão na faixa verde. Do mesmo modo verifique também se o banco, nos últimos anos, deu lucro ou prejuízo. Pronto! Pra mim isso já é o suficiente para avaliar um banco e, como resultado, o CDB emitido por ele.

Dê uma olhada na imagem abaixo como aparecem os dados do balanço.

Balanço financeiro do Banco Indusval
Balanço financeiro do Banco Inter

Por que eu investi em um CDB ruim?

Simplesmente porque eu quis buscar uma rentabilidade maior. E, além disso, o valor investido corresponde a uma parte muito pequena do meu patrimônio. O banco é coberto pelo FGC e um outro ponto a se mencionar é que, com a Selic e a Inflação mais baixas e com uma retomada da Economia após uma crise que vivemos no país, fica muito mais fácil o banco conseguir investimentos e crédito no mercado, adiando uma possível falência.

Vale salientar também que nenhum banco quebra de um dia para o outro, vide penúltima imagem que mostra um banco (Indusval) que deu prejuízo nos últimos quatro anos.

Conclusão

O que um investidor iniciante precisa ter em mente é que, além de descobrir o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), um investimento arriscado pode sim fazer parte da carteira, desde que seja utilizada uma parte pequena do patrimônio.

Não aconselho ninguém a fazer o que fiz, porém é importante que o investidor entenda as variáveis de investir tanto na Renda Fixa que to na Renda Variável, e de investir no CDB do Banco A ou do Banco B.

Anúncios