Como ficar rico rapidamente: conheça esta fórmula

Tempo de leitura: 6 minutos

Ficar rico dá trabalho, mas tem fórmula

Existem milhares de formas de ficar rico, mas certamente a tarefa não é das mais simples.

Sempre admirei a matemática e suas exatidões. Ficava fascinado com aquelas mirabolantes fórmulas e pensava: “Meu Deus, como chegaram até essa fórmula?!”

Eu tinha vontade de inventar uma como aquelas, mas infelizmente não consegui, porém por diversas vezes facilitei o meu trabalho com métodos práticos para resolver aqueles fabulosos problemas matemáticos. O que me fez passar em vários concursos ainda como adolescente.

A fórmula que você verá aqui neste artigo foi fruto de minha percepção ao reparar como as pessoas buscam a riqueza imediata de formas completamente absurdas e não conseguem perceber que estão prestes a entrar em furadas, que estão perdendo tempo no caminho errado.

O enriquecimento rápido de fato existe, mas é preciso de alguns fatores para isso. É o que explico através da fórmula:


RIQUEZA = TRABALHO x RISCO x TALENTO/CONHECIMENTO


Entenda primeiramente a explicação de cada fator.

TRABALHO

É literalmente o esforço que você faz para realizar tarefas, seja em casa, seja no trabalho, seja para uma meta pessoal. Você pode trabalhar durante o meio expediente, durante o expediente integral, durante o expediente integral e hora extra (seja em seu trabalho de fato ou em outra área). E você pode até mesmo trabalhar bem pouco ou não trabalhar. A qualidade do trabalho também vai nortear sua vida. Ele pode ser bom ou ruim.

RISCO

O fator risco está mais atrelado ao fator investimento. Seja o investimento propriamente dito em Renda Fixa (risco baixo) ou Renda Variável (risco alto), seja o investimento em cursos ou livros que irão agregar algum valor para você pessoalmente ou profissionalmente. Quando resolvemos fazer um curso para nos elevarmos profissionalmente, estamos fazendo um investimento caso o valor pago pelo curso compense em conhecimento o gasto despendido. Porém antes de fazer o curso ninguém sabe se o valor gasto será compensado através do conhecimento adquirido. Por este motivo estamos assumindo um certo risco calculado. E aí está a chave deste fator: assumir riscos calculados.

TALENTO/CONHECIMENTO

O talento é o fator que menos depende da pessoa. Uns dizem que ou você nasce ou você não nasce com certo talento. Não deixa de ser verdade, porém acredito também que muitas pessoas ainda não descobriram o seu talento e isso se deve, em geral, porque as pessoas têm dificuldade em sair da sua “zona de conforto”. Perceba que, se você acha que não tem talento para nada, não é necessário ficar uma vida inteira para achar um, trabalhe nos outros fatores sobre os quais você tem influência. No caso o TRABALHO e o RISCO.

Já o conhecimento, dentro da fórmula, substitui em partes o talento. Mas é perfeitamente possível ter talento e conhecimento. De forma resumida se você não tem talento adquira conhecimento. Estudo e dedicação são as palavras chaves aqui. Cursos, livros e experiência te darão bastante conhecimento.

Adquira mais conhecimento com os nosso eBooks.


Após destrincharmos cada fator, vamos agora visualizar exemplos que comprovem a fórmula.

Para facilitar o cálculo vamos atribuir valores. Admitamos o 0 (zero) como mínimo e o 10 (dez) como máximo para cada fator. Desta forma temos como riqueza mínima 0 (zero) e riqueza máxima, ou riqueza plena 1.000 (um mil), resultado da multiplicação 10 x 10 x 10.

Veja o resultado da equação quando algum fator for zero:

TRABALHO igual a ZERO: você já viu alguém que não trabalha nada ser rico, a não ser que seja herdeiro de uma fortuna? Pois é, não existe. Até Tim Ferris, rico e autor do livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”, que inclusive é uma excelente leitura, sabe que um mínimo de trabalho é necessário. Tim trabalha pouco e aposta nos fatores risco e conhecimento.

RISCO igual a ZERO: sem riscos calculados você não sai do lugar, ou então será necessário muito trabalho e conhecimento, mas um mínimo de risco é essencial. Poucas pessoas arriscam e, por isso, acreditam que somente o trabalho fará com que fiquem ricas. E não é exatamente assim que funciona.

TALENTO/CONHECIMENTO igual a ZERO: do mesmo modo que nos fatores anteriores, o talento e o conhecimento sem serem trabalhados não vão te enriquecer. São os famosos talentos jogados fora.


Agora lembra daqueles esquemas de pirâmide, que erroneamente são chamados de Marketing Multinível?!

Pois bem, eles tentam a todo e qualquer custo atrair pessoas insinuando um lucro fácil e com pouco trabalho, o que é pura ilusão.

Agora pare para pensar. Se você e todo mundo tem livre acesso a esses esquemas e é muito fácil de ganhar dinheiro, porque não vamos todos para lá e ficamos ricos juntos?! Afinal, descobriram a roda?

A resposta é simples. Não existe lucro alto sem algum daqueles fatores ou até dois deles: trabalho, risco ou talento/conhecimento.

Portanto você pode acreditar em lucro fácil, mas depois de muito trabalho, depois de se arriscar bastante e/ou depois de adquirir muito conhecimento.

O maior absurdo que já ouvi alguém dizer foi prometer 2% de lucros diários garantidos. ISSO NÃO EXISTE! Nenhum investimento consegue isso nem no prazo de um mês, a não ser que o risco seja elevadíssimo!

Agora entenda porque isso não existe e você não precisa nem se dar o trabalho de pesquisar sobre!

Com um lucro de 2% ao dia, iniciando com R$ 1.000,00, você seria milionário em menos de um ano.

Você vai continuar acreditando? Não faça isso com você mesmo!

Acredito no foco. Foco o meu trabalho e o meu dinheiro nos investimentos de renda fixa e alguns poucos em renda variável, pois assim tenho constância e corro riscos controlados.

Quem pula de galho em galho procurando o pote de ouro, no final, acaba não achando nada.

Aí você pode me perguntar se eu sou rico.

Depende. Vivo confortavelmente e em um ótimo padrão, mas sem luxos extremos. Ainda estou procurando trabalhar bastante e vivo em constante aprendizado. Sempre soube que não seria fácil.

Por fim, deixo para você uma frase como reflexão: “Riqueza é ausência de necessidade, logo todos podem ser ricos”.

Você também vai gostar de ler este artigo: “3 Mitos sobre investimentos que poucas pessoas te contam”.

E este aqui: “Milionários listam 6 estratégias para ganhar dinheiro a partir do zero”.

Anúncios