Descubra agora mesmo a melhor corretora para você investir

Tempo de leitura: 3 minutos

Escolher uma corretora não é nem de longe uma tarefa difícil. Veja o porquê!

Introdução

Quer ir direto ao ponto?!

A melhor corretora para investir NÃO EXISTE e se alguém lhe falar que a corretora “A”, “B” ou “C” é a melhor de todas NÃO ACREDITE! Perceba que se a corretora “A” fosse a melhor corretora e fosse fácil descobrir isto, muito provavelmente esta seria a única, já que é a melhor. Logo, consequentemente, todos os investidores migrariam para ela. E não é isso que acontece.

O que acontece é que as corretoras estão sempre buscando aprimorar suas plataformas, seja reduzindo custos aos investidores, seja dando cursos ou melhorando as interfaces de seu site e aplicativo.

Você deve ter em mente que existe sim uma melhor corretora ou corretoras para você dependendo do seu perfil de investidor. E mesmo o seu perfil de investir sofrerá alterações na medida em que você adquire conhecimento.

Como exemplo vamos pegar um investidor iniciante com perfil conservador. Para este perfil, investimentos em Renda Fixa são os ideais ou até as únicas opções, tendo em vista que os demais investimentos são um pouco mais complexos e com um grau de risco um pouco maior.

As principais opções na Renda Fixa são:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCI/LCA.

No Tesouro Direto você deve pagar a Taxa de Custódia, que é de 0,30% a. a. sobre o valor dos títulos, independentemente da corretora que utiliza. O valor é referente aos serviços de guarda dos títulos e todos que possuem devem pagar. Não se preocupe que o valor é debitado diretamente pela instituição financeira no momento do resgate. Além da taxa de custódia, sobre o Tesouro Direto incide também o Imposto de Renda.

Sobre o CDB só é incidido o Imposto de Renda e sobre a LCI/LCA não incide nenhum imposto ou taxa.

Tanto a taxa de custódia quanto o imposto de renda são obrigatórios para os investimentos a que foram citados, porém a corretora pode cobrar outras taxas em cada tipo de investimento.

Exemplo:

  • RICO – cobra Taxa de Administração para investimento em títulos do tesouro, porém isenta o investidor desta taxa em demais aplicações em Renda Fixa;
  • EASYNVEST e XP INVESTIMENTOS – não cobram nenhuma taxa de administração nem em títulos do tesouro, nem nos demais investimentos em Renda Fixa.

Lembre-se que não devemos olhar somente os custos. A corretora “A”, por exemplo, pode cobrar alguma taxa que a “B” não cobra, porém a “A” pode possuir diversos cursos gratuitos interessantes e sua interface pode ser muito mais simples e prática do que a da corretora “B”.

Conclusão

Enfim, NÃO EXISTE A MELHOR CORRETORA!

Lembre-se sempre de analisar aspectos como:

  • qualidade do atendimento;
  • emissão de relatórios;
  • disponibilidade de cursos gratuitos;
  • praticidade e simplicidade na hora de investir e de realizar o resgate; e
  • custos.

Procure fóruns de discussão na internet e grupos do facebook sobre investimentos. Assim você terá noção sobre os serviços da corretora. O Reclame Aqui também é uma boa fonte de pesquisa, mas lembre-se que lá é um local para reclamações, não para elogios e não esqueça também que muitas reclamações são por desinformação dos clientes e que a maioria delas são atendidas.

A partir destas análises será possível descobrir qual é a melhor corretora para VOCÊ e seus INVESTIMENTOS.

Seu dinheiro agradece!

CONFIRA MAIS ARTIGOS: