Não interessa a corretora ou o banco que você vai utilizar para investir

Não interessa a corretora ou o banco que você vai utilizar para investir

Tempo de leitura: 5 minutos

Apenas escolha, não precisa ser a melhor corretora

Introdução

Antes de mais nada quero que esse artigo seja o ponto de virada na sua vida financeira. Pelo menos com relação a começar a investir. Eu já escrevi um artigo aqui no site que explica que talvez você já esteja pronto para começar a investir e não saiba. Se você ainda não leu, eu sugiro que leia antes de continuar.

“4 Sinais de que você já está pronto para começar a investir mesmo que ainda não acredite”

Mas eu ainda não havia abordado um ponto-chave e que corresponde a milhares de perguntas que recebo. Talvez seja, depois de “Qual é o melhor investimento?”, a segunda pergunta que mais me fazem.

Qual é a melhor corretora para investir?

Ou: “A corretora A é confiável?”.

Não irei aqui te dar o que é necessário para você definir de fato que corretora escolher. Vou te mostrar o que precisamos olhar antes de escolher uma corretora e porque não devemos nos preocupar tanto com essa escolha. Isso não deve constituir um bloqueio.

Lógico que falo isso com o base no que já aprendi e no que já vivi, mas pode ser que você não consiga enxergar por si só o que eu falo. Porém, quero apenas mostrar o ponto de vista de alguém já investe há um bom tempo.

A melhor corretora não existe

Um balde de água fria para quem achava que iria encontrar aqui uma resposta simples e prática. Vou precisar fugir um pouco da praticidade aqui do blog.

Agora faça um exercício comigo:

– Responda a si mesmo qual é o melhor refrigerante do mundo? Não sei qual foi a sua resposta, mas tenho certeza de que o nome “coca-cola” passou na cabeça da grande maioria que ouviu essa pergunta. Mas te pergunto agora: a coca-cola é o melhor refrigerante do mundo? A resposta da maioria muito provavelmente foi afirmativa. Porém, perceba que se uma única pessoa tem uma opinião diferente, ou seja, ela não acha a coca-cola o melhor refrigerante, não podemos dizer que ele realmente é o melhor. Pense você sendo essa pessoa, você concordaria que a coca-cola é o melhor refrigerante mesmo você não achando isso? Lógico que não neh?!

Pois bem, toda essa metáfora é para te dizer que não existe a melhor corretora. O que pode existir é uma melhor corretora para você, assim como a coca-cola é o melhor refrigerante para quem acha isso.

Se existisse uma melhor corretora, todas as demais poderiam deixar de existir, e não é isso que ocorre. Para escolher uma corretora você pode analisar alguns fatores que comentarei no próximo tópico, mas já te explico que nenhuma corretora cobra para manter a sua conta aberta e o processo é, normalmente, todo pela internet.

O que avaliar na escolha de uma corretora

Escolher uma corretora não é uma tarefa muito difícil. Quando investimos através de corretora ela exerce apenas o papel de intermediadora financeira, ela não guarda o nosso dinheiro (a menos que esteja de fato na nossa conta nessa corretora). Quando você investe em um CDB, por exemplo, quem emitiu e quem vai ficar na guarda do dinheiro enquanto aplicado será o próprio banco. No caso de uma Debênture o dinheiro fica com a empresa e por aí vai. Onde o dinheiro ficará aplicado dependerá do emissor do investimento.

Onde investir

Percebeu que você não investe em corretoras?!

Entendido isso, agora você precisa analisar alguns poucos pontos para escolherem uma corretora:

  • qualidade do atendimento;
  • emissão de relatórios;
  • disponibilidade de cursos gratuitos;
  • praticidade e simplicidade na hora de investir e de realizar o resgate; e
  • custos (talvez o principal, ao menos no início).

Procure fóruns de discussão na internet e grupos do Facebook sobre investimentos. Assim você terá noção sobre os serviços da corretora. O Reclame Aqui também é uma boa fonte de pesquisa, mas lembre-se que lá é um lugar específico para reclamações, não para elogios e perceba também que muitas reclamações são por desinformação dos clientes e que a maioria delas são atendidas.

E se a corretora fechar as suas portas, eu vou perder o meu dinheiro?

A resposta é NÃO. O seu dinheiro não pertence a corretora, a não ser que seja uma quantia parada na sua conta na corretora, sem estar investido. E, como já falei, não investimos na corretora.

Porém, se o seu dinheiro está investido em um CDB do Banco A, o seu risco é único e exclusivo do Banco A e não da corretora. Esta é somente uma intermediadora. E os bancos, por exemplo, na sua grande maioria, são cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Conclusão

Finalmente, a partir dessas análises, será possível descobrir qual é a melhor corretora para você e seus investimentos. Seu dinheiro agradece!

E lembre-se que, para manter aberta a conta na corretora você não paga nada. Então, por que você ainda não fez isso?

Para algumas pessoas o simples fato de ter de abrir conta em uma corretora já é motivo suficiente para desistir de investir.

Sugestões de corretoras:

Leia também: “Os 5 passos que eu sigo para fazer meus investimentos em Renda Fixa”.

 

Anúncios