Por isso a leitura foi o melhor hábito que adicionei na minha vida

Por isso a leitura foi o melhor hábito que adicionei na minha vida

Tempo de leitura: 5 minutos

Definitivamente a leitura não é perda de tempo

Introdução

Pra você um livro é caro? Você acha que seu tempo é precioso e ler livros demanda muito desse tempo? Você acredita que a leitura de livros denominados de auto-ajuda não funciona? Não sei se sua resposta a essas três perguntas foi “sim”, mas tenho a total convicção de que para a maioria das pessoas a resposta foi essa.

Ler talvez demande muito tempo, mas é um grande investimento, é investimento em você, no seu crescimento. Ler faz você entender o mundo na visão de outra pessoa, mas não é qualquer pessoa, é um autor que teve a paciência de escrever e passar o seu conhecimento adiante.

Aprendendo com mestres

Olha eu já começando a citar uma passagem de um livro… na parte final de “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, Stephen R Covey usa uma situação hipotética, mas que, se transcrevermos para outras situações, ela encaixa-se em praticamente tudo. Um homem estava exaustivamente serrando uma árvore e um outro sujeito chega ao seu lado e diz “ei, amigo, porque você não para um pouco e afia o seu instrumento?”. Eis que o homem respondeu “não posso, tenho que serrar o mais rápido possível!”.

Consegue perceber a metáfora? Bem, vou explicar! Hoje, mais do que nunca, vivemos em um mundo ansioso e veloz, onde tempo é dinheiro. E o tempo parece cada vez mais escasso. No fim das contas procuramos fazer algo mais rápido ao invés de fazer melhor. E o que importa no final das contas é a qualidade e não a rapidez, não é mesmo?! As pessoas não pensam em parar um pouco e afiar o seu instrumento, ou seja, investir em aprendizado, seja cursos, aulas, palestras, workshops e livros.

Dentre os que citei, sem dúvidas, o livro tem o melhor custo benefício. Um livro é barato demais para o que ele entrega. Vou te dar um exemplo de um extraordinário livro. Daniel Kahneman nasceu em Tel Aviv, Israel, e é um teórico da economia comportamental, a qual combina a economia com a ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos. Kahneman foi prêmio Nobel de Economia em 2002 e descreveu em seu livro “Rápido e Devagar: duas formas de pensar” varios e varios experimentos realizados por ele e por Amos Tiversky. O livro, que possui 608 páginas, custa, apenas, em torno de R$ 50,00. Na sua opinião, um livro com uma série de experimentos comportamentais dentro de varias páginas e feitos por um prêmio Nobel de Economia é caro ou é barato? Não sei o que você respondeu, mas, para mim, é baratíssimo!

Livros são atemporais

No momento em que escrevo este artigo estou terminando de ler um livro que foi escrito em 1936, antes mesma da Segunda Guerra Mundial. Trata-se de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Já está em sua 52ª edição. E o livro é simplesmente sensacional!

E existem muitos livros mais antigos que são extraordinários. E um livro como o que citei, que possui quase cem anos desde a primeira edição, mesmo assim, consegue ser completamente atual.

E é engraçado que, conforme leio, consigo perceber que diferentes livros de diferentes assuntos costumam citar as mesmas pessoas sempre. Notáveis pessoas de sucesso como Henry Ford, Benjamim Franklin, Abraham Lincoln, Andrew Carnegie, Daniel Kahneman, Amos Tiversky, Socrátes, Freud, Albert Einstein, Martin Luther King, entre outros. Isso prova que para ser bem-sucedido é necessário algo que vem de dentro e que é comum às pessoas que alcançam o sucesso, independente do tempo em que viveram.

Como eu consegui ler mais e melhor?

Eu estabeleci como meta pessoal para 2018 a leitura de pelo menos 2 livros por mês. Ou seja, minha meta era ler pelo menos 25 livros. Quando pensei nisso, lá no final de 2017, eu acreditava que essa seria uma das metas mais complicadas de bater até o final do ano. Ledo engano meu. Cheguei ao final de 2018 tendo lido 37 livros. Mais do que 3 por mês. Em 2019 a meta são, no mínimo, 40 livros.

A lição que eu tirei disso é que temos realmente a tendência de subestimar nossa capacidade. Tendemos a fazer metas mais simples com o medo de nos frustramos caso não venhamos a bate-las.

Mas o que me ajudou a ler mais e melhor foi, primeiramente, o fato de fazer disso um hábito saudável. A leitura é um hábito saudável. Muitos veem com sacrifício ter de ler. Eu encaro como um hábito, e dos melhores.

Passei também a ler varios livros ao mesmo tempo, mas não de qualquer jeito. Tenho livros no celular, no kindle e livros físicos também. Assim pude ler de qualquer lugar e a qualquer hora. Eu estava esperando ser atendido no hospital? Pegava meu celular e lia algumas páginas. Ia viajar? Levava o kindle e também o livro de papel.

Conclusão

Logicamente que a leitura de um livro por si só não gera resultados. Em tudo é necessário por o conhecimento em prática, mas que livros são uma das melhores formas de se adquirir conhecimento, disso eu não tenho dúvida.


Leia o resumo do livro “Pai Rico Pai Pobre”.

Aprenda inglês com resumos de best-sellers. Veja aqui como.


EBOOKS GRATUITOS

Como investir em fundos imobiliários

Como Escolher a Melhor Ação

Anúncios