[Passo a passo] Como não pagar nada para fazer transferência bancária

[Passo a passo] Como não pagar nada para fazer transferência bancária

Tempo de leitura: 2 minutos

Nunca mais pague para fazer transferência bancária

Introdução

Certamente o mundo digital está revolucionando nossos costumes e velhos hábitos. O sistema bancário que, por muito tempo, permaneceu com seu arcaico modo de funcionamento, começou, há alguns anos, a mudar sua forma de operar.

Tem muita gente dizendo que os bancos digitais irão acabar com os famosos “bancões” como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander. Mas não é bem assim, tanto que os bancos começaram a se adaptar diminuindo suas quantidades de agências físicas e, aos poucos, a migrarem para o digital.

Com essas evoluções, pagar taxas de transferência bancária, como DOC e TED, se tornou opção. Eu já escolhi há muito tempo não pagar. E você?

[Passo 1] Abra uma conta digital

O resultado do avanço das tecnologias, para os bancos, está sendo a diminuição das agências bancárias e o aumento das transações realizadas pela internet. Como resultado surgiram os bancos digitais. Tais bancos não possuem agências físicas, mas, a grande maioria, apresenta as mesmas funcionalidades que os grandes bancos com o adicional de alguns diferenciais como ausência de taxa de manutenção de conta.

Alguns bancos digitais mais conhecidos que você poderá abrir conta de forma totalmente online e gratuita são Banco Inter, Nubank (fintech) e Banco Sofisa Direto.

Outras opções de contas digitais são: Next, C6 bank, Neon, BS2, Banco Daycoval e Banco Original.

Confira abaixo um comparativo de contas digitais, mas lembre-se que, dependendo da data em que ler este artigo, poderá já ter ocorrido mudanças.

comparativo contas digitais

[Passo 2] Gere um boleto de depósito

Depois de ter aberto a sua conta digital, você poderá gerar um boleto de depósito, o que equivale a dizer também que você está fazendo uma transferência via boleto.

Certifique-se de que o banco digital possui essa funcionalidade. De antemão os bancos Inter e Sofisa Direto e o Nubank possuem tal facilidade.

Veja o exemplo abaixo com uma conta do Banco Inter.

internet banking

[Passo 3] Aguarde o dinheiro aparecer na conta digital

Um problema que, na minha opinião, não chega a ser um grande problema, é a possível demora do dinheiro aparecer na sua conta digital. O Banco Inter dá um prazo de até 48h, porém esse é o prazo máximo e, geralmente, o depósito ocorre antes. No Nubank o depósito costuma ocorrer bem antes desse prazo.

[Passo 4] Agora transfira para onde quiser sem pagar tarifas

A partir do momento em que o dinheiro aparecer na sua conta digital você poderá transferir, sem pagar taxa alguma, para qualquer outra conta.

Conclusão

Você pode até sentir algum desconforto em criar uma conta digital, afinal ficamos, por muitos anos, “reféns” de agências bancárias. Sugiro então que você leia “Por que eu não vou ao banco faz mais de 5 anos e você também não precisa ir”.

Viva a #RevoluçãoBancária!

Anúncios