As 4 primeiras regras que você precisa aprender sobre dinheiro

As 4 primeiras regras que você precisa aprender sobre dinheiro

Tempo de leitura: 2 minutos

Seus primeiros ensinamentos sobre dinheiro

Introdução

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que o dinheiro não leva desaforo pra casa. E é sobre isso que vamos falar aqui. Se não tomar alguns cuidados com o dinheiro, você poderá deixar de ganhar alguns trocados e, o que é ainda pior, poderá perder dinheiro.

O que vai determinar se o seu futuro com o dinheiro será bom ou não é o modo como você age com ele. E essas aqui, no meu entendimento, são as primeiras 4 regras sobre dinheiro que você deve aprender.

1. Pague-se primeiro

O primeiro investimento que você deve fazer quando recebe o seu salário ou qualquer dinheiro relativo a um serviço que você executou ou produto que vendeu deve ser em você mesmo. O que isso significa? Significa que, antes de pagar qualquer boleto ou qualquer coisa do tipo, você pode e deve investir em si mesmo, seja investindo de fato, seja comprando um livro ou algum curso que lhe agregue conhecimento. Isso significa pagar-se primeiro! Essa é, na minha opinião, a primeira regra que você deve aprender sobre dinheiro.

Esse é, também, um tema bastante discutido no livro Pai Rico Pai Pobre.

2. Evite as dívidas a todo custo

As dívidas podem se tornar pesadelos a medida que crescem. Ter dívidas não é algo a ser considerado como normal. Além disso, você está desperdiçando dinheiro em juros, quando poderia estar ganhando com eles nos investimentos.

Descubra como sair das dívidas o quanto antes

3. Poupe para os dias difíceis

Guarde uma parte de tudo que você ganha e, antes de mais nada, monte a sua Reserva de Emergência. A Reserva de Emergência, carinhosamente abreviada em RE, nada mais é do que uma reserva, de dinheiro, para emergências como perda de emprego ou uma doença grave de alguém na família. É ela que irá te salvar nos momentos financeiros mais difíceis que você poderá vira a ter na sua vida.

O que torna a Reserva de Emergência tão importante na sua vida financeira

4. Viva um degrau abaixo do pode

Isso não significa deixar de viver, mas é necessário pensar um pouco no futuro, pois, um dia, ele chega. E só assim poderá vir a enriquecer e sair do ciclo vicioso ganho dinheiro > gasto > ganho mais dinheiro > gasto mais dinheiro. Viver um degrau abaixo do que pode viver vai fazer você acumular patrimônio para o futuro e ter uma vida financeira mais tranquila.

Conclusão

Existem muitas coisas que podemos aprender sobre dinheiro. O modo como lidamos com ele hoje é o que define quanto temos e quanto teremos dele.

Portanto, cada regra aqui deve ser seguida rigorosamente se você quiser começar a ver mais dinheiro. Se o dinheiro não for o seu servo, ele será o seu patrão. Então muito cuidado!

Veja também 9 Tipos de renda para você acumular mais dinheiro.