Resumo do livro “A lógica do Cisne Negro”

Resumo do livro “A lógica do Cisne Negro”

Tempo de leitura: 2 minutos

O impacto do altamente improvável

Em “A lógica do Cisne Negro”, Nicholas Nassim Taleb aborda assuntos que poucos têm coragem de falar como a aleatoriedade de eventos. E é por isso que ele denomina acontecimentos improváveis como Cisnes Negros. A crise do Subprime em 2008, o sucesso de empresas como o Google e o atentado de 11 de setembro de 2011 são exemplos de grandes eventos considerados Cisnes Negros. 

Mas, afinal, por que o nome Cisne Negro? Porque durante muito tempo acreditou-se que só existiam cisnes brancos no mundo. Era como se o fato de ninguém nunca ter visto um cisne que não fosse branco validasse empiricamente a ideia de que não existiam cisnes de outra cor.

Taleb trata os Cisnes Negro não como exceção, mas como situações que mudaram, mudam e mudarão drasticamente o destino do mundo, seja na economia, na política ou em outra área. Basta verificar tudo que mudou na política e na segurança contra ataques terroristas nos Estados Unidos depois do evento Cisne Negro do ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.

Nós temos a tendência, até certo ponto natural, de evitarmos o desconhecido e concentrarmo-nos somente naquilo que podemos compreender. Nos tornamos, portanto, incapazes de encontrar oportunidades que poderiam ser aproveitadas se não simplificássemos demais os fatos e acontecimentos.

A falácia da narrativa, também abordada no livro, nos faz sempre encontrar uma história que conecte eventos e se torna uma elegante narrativa, quando na verdade se tratava apenas de eventos isolados. O ser humano necessita imensamente da relação de causa e efeito entre os acontecimentos, mesmo que ela, muito provavelmente, não exista.

Enfim, nesta obra, Taleb nos brinda com ferramentas e conceitos que nos ajudam a identificar o que é um Cisne Negro e como tirar proveito deles. Eles podem até não acontecerem com tanta frequência, mas são eles que ditam a evolução e as mudanças no mundo. Leia “A lógica do Cisne Negro” e passe a descobrir a relevância que eventos Cisnes Negros têm na sua vida e no mundo como um todo.

Boa leitura!

Leia também o resumo de “Antifrágil”.


Veja abaixo a classificação do livro segundo a minha opinião!

• Instigante: 5

• Inovador: 5

• Linguagem simples: 4

• Prático: 4

Nota final: 4,50


Leia também o resumo do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e “Pai Rico Pai Pobre”.

Aprenda inglês com resumos de best-sellers. Veja aqui como.


EBOOKS GRATUITOS

Como investir em fundos imobiliários

Como Escolher a Melhor Ação

Anúncios