Resumo do livro “O Investidor Inteligente”

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma aula sobre o Sr Mercado!

Benjamin Graham além de ter sido o investidor mais bem sucedido nos Estados Unidos entre os anos 1950 e 1970, superando anualmente em até 50% o rendimento médio do Mercado, foi também um dos precursores da análise fundamentalista nos investimentos conhecida como Buy and Hold. Nasceu em Londres, em 1894, e sua família se mudou logo em seguida pra Nova Iorque. Foi mentor de Warren Buffett.

Buffett é o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway. Constantemente citado na lista das pessoas com maior capital do mundo, ocupou o primeiro lugar em 2008.

Em seu livro, Graham trata sobre como devemos nos portar em relação a nossos investimentos. De hábitos e atitudes que precisamos construir e manter, para que nossas escolhas neste campo reflitam rendimentos, ofereçam uma proteção apropriada e nos auxiliem a construir uma carteira sólida com o passar do tempo.

Essa estrutura intelectual envolve conhecimentos também, mas principalmente, implica que sejamos fiéis a certos princípios de investimento.

Veja as 5 lições do livro:

1. NÃO SIGA O MERCADO, ADQUIRA O HÁBITO DE PENSAR POR SI MESMO;

2. SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO, CONHEÇA SEU NEGÓCIO;

3. TENHA CLARO EM SUA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS A DIFERENÇA ENTRE INVESTIR E ESPECULAR, ASSIM COMO A DISTINÇÃO SOBRE QUE TIPO DE INVESTIDOR VOCÊ É;

4. PRESTE ATENÇÃO NO PREÇO DA AÇÃO, ADQUIRA O HÁBITO DE RELACIONAR O QUE É PAGO E O QUE É OFERECIDO;

5. A BASE DE SUA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DEVE SER A MARGEM DE SEGURANÇA.

As bolsas de valores operam em ciclos de alta e de baixa, é sempre assim. Cabe ao investidor inteligente estar preparado, financeira e emocionalmente, para atravessar períodos “ruins” de baixa e períodos de “bonança” de alta. Graham personificou o mercado na figura de um senhor cujo humor é orientado por esses ciclos. Neste caso, o investidor deve se manter imune aos assédios do “Senhor Mercado”: otimista nos ciclos de alta, pedindo para você comprar ações; e pessimista nos ciclos de baixa, lhe implorando para que venda seus papéis a qualquer custo. O pensamento deve ser justamente o oposto. Compre na baixa e venda na alta!

 

Leia também o resumo do livro “O homem mais rico da Babilônia”.

 


Veja abaixo a classificação do livro!

• Instigante: 5

• Inovador: 5

• Linguagem simples: 3

• Prático: 5

Nota final: 4,50


 

Anúncios