Resumo do livro “O Princípio 80/20”

Tempo de leitura: 2 minutos

O Princípio 80/20 ou Lei 80/20 ou Princípio de Pareto, como quiser chamar, diz, resumidamente, que 80% dos nossos resultados advém de apenas 20% de nossos esforços. Vilfredo Pareto, um cientista político, sociólogo e economista italiano que viveu no século XIX, apresentou a sua teoria e ela se mostra verdadeira, ou ao menos tende a ser verdadeira, sempre que há uma relação de causa e consequência.

A primeira vez que Pareto percebeu tal relação foi há mais de cem anos atrás ao observar como havia concentração de riqueza na população italiana. Ele verificou que 80% das terras italianas pertenciam a apenas 20% da população. O mesmo foi verificado com a riqueza naquele país e, depois, o mesmo resultado foi encontrado em diversos outros países.

  • 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas
  • 80% da poluição é causada por 20% dos países
  • 80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas

Os três exemplos citados acima são números arredondados, assim como diz a teoria. Porém, na prática, não é que existam estatísticas tão perfeitas como essas, mas sim derivados desses números. A soma também não precisa ser necessariamente 100, depende de cada situação. Poderemos ter um 80/20 assim como podemos ter um 90/10 ou 87/30 ou 75/12. O foco é que a maioria das causas surgem da minoria das coisas.

O autor do livro não é Pareto e sim Richard Koch, que percebeu que o Princípio 80/20 poderia ser aplicado também em quase todos os aspectos de nossas vidas.

Em “O Princípio 80/20: os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida”, Koch nos ajuda a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significativos para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia, e conseguindo muito mais.

Quer utilizar o Princípio 80/20 no trabalho? Foque nos 20% que realmente importam e geram resultados. Para isso, antes, é preciso identificar quais são esses 20%. Quer vender mais? Foque nos 20% de produtos que geram a maior parte dos lucros. O Princípio pode ser aplicado em tudo, inclusive em nossos relacionamentos.

Não esqueça de fazer o que realmente importa, é melhor ir devagar, porém no caminho certo, do que correr e descobrir depois que percorreu o caminho errado.


Veja abaixo a classificação do livro!

  • Instigante: 4
  • Inovador: 3
  • Linguagem simples: 4
  • Prático: 5

Nota final: 4,00


Leia também o resumo do livro “Os Segredos da Mente Milionária” e “Pai Rico Pai Pobre”.

Quer adquirir este livro com desconto? Acesse aqui o site da Saraiva e adquira agora mesmo!

app 12 min

Anúncios