Resumo do livro “Os Segredos da Mente Milionária”

Tempo de leitura: 3 minutos

Em “Os Segredos da Mente Milionária”, T. Harv Eker, autor do livro, aborda os modelos de dinheiro que já possuímos em nosso cérebro.

Harv faz uma analogia da nossa mente com um armário, onde guardamos nossos arquivos sobre assuntos relacionados ao tema dinheiro.

Quando escutamos frases ou vivemos situações onde o dinheiro é o ator principal, recorremos aos nossos arquivos para tomar decisões.

E, nesse sentido, nossos arquivos podem ser ruins, podem estar mal fundamentados.

O que contribui para um modelo de dinheiro ruim é, naturalmente, tudo aquilo que já vimos e ouvimos sobre o assunto. E isso inclui todas as fases de nossas vidas. Desde criança, quando ouvíamos de nossos pais que eles não tinham dinheiro para comprar determinado presente, por exemplo.

As informações que acumulamos podem vir de nossos pais, como no exemplo, de amigos, professores, jornais, revistas e internet.

Tudo contribui para o modelo do dinheiro.

Para ter uma mente milionária precisamos reprogramá-la para que sejamos capazes de tomar as melhores atitudes relacionadas ao nosso dinheiro.

A partir desse ponto, crescendo internamente para depois crescer externamente, estaremos muito mais propensos a acumular riquezas.

Veja este princípio de riqueza abaixo retirado do livro:

Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível

Para a reprogramação do nosso modelo de dinheiro Harv nos brinda com 17 arquivos de riqueza e, ainda durante o livro, alguns cita diversos princípios de riqueza.

O livro é de leitura simples e bastante prático.

Aproveite-o.

Vale a pena reler e tenha certeza de que cada centavo gasto nele foi bem investido.

Para concluir, uma frase que resume bem a tônica do livro e o pensamento de Harv é:

Primeiro você cresce por dentro para depois crescer por fora”

17 arquivos de riqueza

1° – As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida as coisas acontecem”.

2° – As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.

3° – As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

4º – As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.

5° – As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas pobres focalizam obstáculos.

6º – As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem sucedido.

7º – As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

8º – As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.

9º – As pessoas ricas são maiores do que seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.

10º – As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.

11º – As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

12º – As pessoas ricas pensam “Posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam “Posso ter uma coisa ou outra”.

13º – As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.

14º – As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.

15º – As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.

16º – As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.

17º – As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.


Veja abaixo a classificação do livro!

  • Instigante: 5
  • Inovador: 4
  • Linguagem simples: 5
  • Prático: 5

Nota final: 4,75


Leia também o resumo do livro “Pai Rico Pai Pobre” e “O Princípio 80/20”.

Quer adquirir este livro com desconto? Acesse aqui o site da Saraiva e adquira agora mesmo!

app 12 min

Anúncios