Resumo do livro “Rápido e Devagar”

Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Kahneman, autor do livro, nasceu em 5 de março de 1934 e é um psicólogo israelense-americano e vencedor do Prêmio Nobel Memorial em Ciências Econômicas de 2002, notável por seu trabalho em Finanças Comportamentais e Psicologia Hedônica.

O livro “Rápido e Devagar: duas formas de pensar” basicamente aborda nossas duas únicas formas de pensamento, uma rápida, onde se encaixa nossas reações imediatas a determinados acontecimentos e uma devagar, onde se encaixa nosso pensamento mais estruturado.

Se eu te perguntar, por exemplo, quanto é 1+1, a sua resposta será intuitiva e, desse modo, você estará utilizando o seu pensamento rápido, intuitivo e emocional, afinal de contas não temos nenhum trabalho em achar a resposta, muito pelo contrário. Já, em contrapartida, se eu te pergunto quanto é 37×49, eu tenho certeza que, se você não for nenhum gênio da matemática, precisará de, pelo menos, alguns segundos para responder. Nesse caso você utilizou sua forma de pensamento mais devagar, mais lógica e ponderada.

O autor do best-seller e prêmio Nobel em Economia, Daniel Kahneman, através de diversos experimentos, aprofunda no campo da psicologia econômica. Cada vez mais vemos a Economia tomar esse rumo, ao invés de somente interpretar números.

Para Kahneman, as emoções e intuições tem igual ou maior importância que simples análises gráficas ou numéricas. O entendimento de como funciona essas duas formas de pensar pode ajudar tanto em nossas decisões pessoais e profissionais como financeiras.

O autor desconstrói a autoridade de certos “especialistas” e nos mostra também quando podemos e não podemos confiar em nossas intuições e, de certa forma, aproveitar os benefícios do pensamento devagar. Nos mostra, ainda, técnicas para se proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos pregam peças.

Três temas abordados no livro são:

⁃ A eficácia de punições e recompensas na aprendizagem

⁃ Efeito Halo

⁃ Viés de ancoragem

 

Leia também o resumo do livro “Os Segredos da Mente Milionária” e “Pai Rico Pai Pobre”.

 


Veja abaixo a classificação do livro!

• Instigante: 5

• Inovador: 5

• Linguagem simples: 4

• Prático: 5

Nota final: 4,75


 

Anúncios