Resumo do livro “Pai Rico Pai Pobre”

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos maiores best-sellers sobre Finanças e Investimentos. Robert Kiyosaki, autor do livro e autor também de outros títulos bastante conhecidos como “Guia de Investimentos” e “O Negócio do Século XXI”, nos convida a repensar o modo como administramos o nosso dinheiro. Confira este resumo!

No livro, Kiyosaki mostra como foi viver sob a orientação de dois pais: o seu pai biológico que, apesar de não ser de fato pobre, mas que tinha uma mentalidade não muito boa sobre dinheiro e o pai de seu amigo Mike, o qual ele denomina de pai rico, um homem bem sucedido nos negócios.

Para entender a diferença de pensamento entre ambos os pais, veja estes trechos retirados do livro:

  • Enquanto o pai pobre dizia: “Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa”
  • O pai rico falava “Estude arduamente para comprar uma empresa”

Através de opiniões tão divergentes, Kiyosaki teve a oportunidade de optar por qual dos dois pais iria dar ouvidos, sendo assim, resolveu seguir os conselhos do pai rico. Pode parecer até meio óbvia a escolha, porém tudo o que a maioria dos pais quer para um filho é a estabilidade de um bom emprego. Talvez isso seja um grande erro!

Veja agora três importantes conceitos destacados por Robert Kiyosaki no livro.

Leia também “5 Hábitos que você deve mudar na sua vida financeira”.

Corrida dos ratos

Corrida dos Ratos

A corrida dos ratos é um termo usado para um exercício sem fim, auto-destrutivo ou inútil. Evoca a imagem dos esforços inúteis de um rato de laboratório tentando escapar correndo em uma roda ou em volta de um labirinto.

A definição acima foi retirada do wikipidia (veja aqui).

De forma resumida e fazendo a comparação, podemos dizer que as pessoas estão em busca de dinheiro, pois o que elas possuem nunca é suficiente. Depois de algum tempo passam a ganhar mais e, ao invés de acumularem riquezas, passam a aumentar os seus gastos, seja comprando uma casa, trocando de carro ou simplesmente aumentando gastos em outros bens de consumo. E aí retornam ao início do ciclo onde não possuíam dinheiro.

Veja este trecho retirado do livro:

Agora eles estão aprisionados na Corrida dos Ratos. Chega o primeiro filho. Eles trabalham ainda mais. Mais dinheiro e mais impostos, a chamada escalada da alíquota. Um cartão de crédito chega pelo correio. Eles o usam. Mais despesa. Uma financeira telefona e diz que seu maior “ativo”, sua casa, teve seu valor aumentado. A empresa oferece um empréstimo de “consolidação”, porque sua ficha é tão boa, e lhes diz que o mais inteligente a fazer é zerar os altos juros ao consumidor liquidando seu débito junto ao cartão de crédito. E, além de tudo, os juros pagos sobre a hipoteca imobiliária podem ser deduzidos do imposto de renda. Eles aceitam e zeram os débitos de seus cartões de crédito onerados pêlos elevados juros ao consumidor. Eles suspiram aliviados. A dívida com o cartão de crédito está encerrada. Agora suas dívidas de consumo estão somadas à hipoteca imobiliária de sua casa própria. As prestações mensais são reduzidas porque ampliaram o financiamento para trinta anos. E atitude muito inteligente. O vizinho os convida para irem às compras – afinal está começando a liquidação.

E por aí vai…

Para escapar dessa corrida devemos comprar Ativos ao invés de Passivos. O que Kiyosaki aconselha é que analise bem as suas compras e veja se tem necessidade de investir em passivos que na realidade parecem ativos. A casa própria é o maior exemplo de passivo que, comumente é confundido com ativo.

Você vai entender mais para frente a diferença entre ativos e passivos.

Os quadrantes de fluxo de caixa

Quadrantes do Flux de Caixa

Basicamente existem 4 modos de ganhar dinheiro. Sendo empregado, autônomo, dono de negócio ou investidor.

O empregado e o autônomo recebem dinheiro em troca do seu tempo, logo limitam-se a essa questão. Não é possível produzir mais tempo e por mais que trabalhe mais e em menos tempo, uma hora esse limite chega.

Sendo dono de negócio e investidor, é possível transpor essa barreira. O dono de negócio compra tempo através de seus empregados e o investidor compra tempo através de seus investimentos.

Não é necessário ficar somente em um quadrante. Você pode, por exemplo, ser autônomo e possuir investimentos.

Ativos vs Passivos

Os conceitos são bem simples e diferentes daqueles conhecidos em contabilidade. Segundo Kiyosaki, ativo é tudo aquilo que põe dinheiro no seu bolso. Passivo é tudo que tira dinheiro do seu bolso.

Um apartamento para alugar é um ativo, pois você recebe o aluguel todo mês, ou seja, é algo que lhe gera dinheiro. Já o mesmo apartamento para morar é um passivo, pois ele somente lhe gera despesas como condomínio, iptu e manutenção. Um carro para uso pessoal é um passivo, porém se o mesmo carro for utilizado para questões comerciais, como transporte de passageiros em troca de uma remuneração, por exemplo, ele passa a ser um ativo. Percebe que é tudo questão de finalidade? Tudo pode ser um ativo ou um passivo, a diferença fica por conta do que traz dinheiro para o seu bolso e o que o tira.

6 lições que você aprende lendo “Pai Rico Pai Pobre”

  • Eduque-se financeiramente
  • Não viva a corrida dos ratos
  • Aproveite bem o seu tempo
  • Não tenha medo de investir
  • Trabalhe para você mesmo
  • O que você aprende na escola pouco te servirá de fato

Veja abaixo a classificação do livro!

  • Instigante: 5
  • Inovador: 5
  • Linguagem simples: 5
  • Prático: 5

Nota final: 5,00


Leia também o resumo do livro “Os Segredos da Mente Milionária”.

Quer adquirir este livro com desconto? Acesse aqui o site da Saraiva e adquira agora mesmo!

app 12 min

Anúncios