Esperar ter riquezas para se comportar como um rico é loucura

Tempo de leitura: 4 minutos

Sua primeira riqueza deve vir de dentro

Introdução

Sem uma atitude milionária você pode ganhar um milhão, dois milhões, três milhões, mas uma hora voltará às suas origens. Tenha uma atitude milionária e, aos poucos, você verá a diferença que isso faz.

Essa é a tônica do livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker. O autor aborda os modelos de dinheiro que cada um tem, o que aprendemos ao longo da vida sobre dinheiro e quais crenças possuímos sobre o tema.

O segredo para alcançar uma atitude milionária é entender que primeiro você se torna milionário na mente e depois essa atitude é externada naturalmente. Ou seja, vem de dentro para fora.

Pesquise a história dos grandes milionários e bilionários mundo a fora e você perceberá que muitos deles chegaram a falência ou quase falência, porém suas mentes já estavam preparadas. Era apenas questão de tempo para construírem seus impérios.

Vamos entrar agora em pontos mais específicos. Veja exemplos de atitudes de uma mente pobre e atitudes de uma mente milionária.

Perceba a diferença

(mente pobre) Eu sempre saio em cima da hora de casa para o meu trabalho. Por isso tenho que avançar sinal, “cortar” carros mais lentos e ficar acelerando e freando mesmo que isso não faça diferença alguma. No final, ao invés de chegar 10 minutos atrasado, eu chego somente 9 minutos atrasado.

(mente milionária) Eu sai cedo de casa para o meu trabalho. Não preciso avançar sinal, furar fila de carros ou ficar acelerando e freando meu carro gastando mais gasolina e ficando mais irritado. Além do mais sei que, fazendo isso, no final eu ganharia no máximo um minuto em meu trajeto.

(mente pobre) Eu “furo” filas em bancos, lojas e supermercados, pois meu tempo é precioso e preciso chegar em casa logo para assistir TV e ficar vendo as fotos de meus amigos nas redes sociais.

(mente milionária) Não preciso “furar” filas. Sei que meu tempo é precioso, mas não é mais precioso que o dos outros. Além do mais sei que quando chegar em casa vou saber aproveitá-lo.

(mente pobre) Eu tenho “gato” na minha energia elétrica, pois o governo rouba de mim de várias maneiras, sobretudo com impostos.

(mente milionária) Sei que o governo me rouba, sobretudo nos impostos. Porém sei também que a maneira de combater isso não é roubando, pois desse jeito o ciclo nunca acabará e um erro não justifica outro.

(mente pobre) Vou comprar este produto, pois ele é o mais barato.

(mente milionária) Vou comprar este produto. Ele não é o mais barato, mas sei que vai durar mais do que o mais barato e, no final, terá o melhor custo/benefício.

Está entendendo? Veja mais…

(mente pobre) Vou comprar o carro do ano, pois ele é símbolo de “status”, não importa se para isso eu tenha que desembolsar metade do meu salário em prestações a perder de vista.

(mente milionária) Não preciso do carro do ano, isto não é prioridade para mim. Só preciso de um carro que me dê conforto e segurança. Afinal carros são passivos e junto com ele vem embutidos muitos outros gastos que podem fugir do meu controle.

(mente pobre) Não consegue perceber o tempo que perde com redes sociais e programas de TV que nada acrescentam em suas vidas.

(mente milionária) Sabe que não precisa ficar por dentro de tudo que acontece. Logo pode ganhar seu tempo lendo livros ou estudando um assunto novo que lhe acrescente algo.

(mente pobre) Não sabe o que é agregar valor, por isso faz coisas somente por fazer, sem pensar.

(mente milionária) Sabe o que é agregar valor e, por isso, faz as coisas que devem ser feitas e ignora o que não necessita de atenção e não agrega valor nenhum.

(mente pobre) O dinheiro é a raiz de todos os problemas.

(mente milionária) O dinheiro resolve muitos dos meus problemas.

Conclusão

Estes poucos exemplos são para mostrar quer ser rico ou pobre é questão de pensamentos e atitudes.

Você pode ser pobre de mente rica, rico de mente rica (o nirvana), pobre de mente pobre ou rico de mente pobre, mas é quase certeza que em pouco tempo este último indivíduo virará um pobre de mente pobre.

Lembre-se sempre que tudo acontece de dentro para fora. Seu conhecimento, sua experiência e suas atitudes iram nortear tudo do seu futuro, não só o financeiro.

Você também irá gostar de “3 Coisas que eu gostaria de saber quando quis começar a Investir” e “5 Hábitos que você deve mudar na sua vida financeira”.

Baixe o ebook >>> Guia Prático do Investidor Iniciante.

Anúncios